As marcas de expressão são um sinal do envelhecimento da pele, que é um processo natural e irreversível. Mas existem formas de retardar o surgimento delas e de amenizá-las. Vamos ver como isso é possível? Siga lendo este conteúdo para saber mais sobre este tema.
O que são marcas de expressão?
Com o passar do tempo, a exposição solar excessiva e maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo, é normal que o corpo diminua a produção de colágeno, proteína que dá sustentação para a pele, aumentando sua resistência e firmeza.
A queda na produção acelera o aparecimento de marcas de expressão.
Com menos colágeno, a pele perde elasticidade e fica mais flácida em vários pontos do rosto. Assim, as marcas de expressão se tornam mais profundas e aparentes.
Rugas e linhas de expressão são a mesma coisa?
Marcas (ou linhas) de expressão também são conhecidas como rugas dinâmicas, que aparecem quando fazemos movimentos como franzir a testa ou levantar as sobrancelhas. Já as rugas estão no rosto independentemente de expressões faciais.
É possível fazer as linhas de expressão sumirem de vez?
Não, pois elas aparecem conforme envelhecemos. Mas a área da dermatologia estética tem desenvolvido diversos produtos com o objetivo de suavizar as marcas de expressão e rugas. Além disso, mudar alguns hábitos pode prevenir o surgimento delas e existem procedimentos com o objetivo de suavizá-las.
O que contribui para o aparecimento das marcas de expressão?
As marcas de expressão têm causas endógenas (dentro do organismo, como a menopausa, por exemplo) e exógenas (fora do organismo). Fazem parte dessa segunda causa:
- Tabagismo.
- Má alimentação (com alto consumo de açúcar).
- Consumo elevado de bebidas alcoólicas.
- Exposição solar sem proteção da pele.
- Má qualidade do sono.
- Não usar hidratante facial.
- Dormir com o rosto virado totalmente para o travesseiro ou sempre do mesmo lado (o travesseiro causa dobras na pele que podem virar rugas ao longo do tempo).
Segundo especialistas, não existe uma faixa etária ou predisposição para o aparecimento das marcas. Em pessoas com pele negra, por exemplo, elas demoram a aparecer devido à maior densidade de colágeno e da fotoproteção natural.
Como posso prevenir as marcas de expressão?
- Usar protetor solar: os raios do sol deixam a pele enrugada e seca e danificam o DNA das células epiteliais. Deve-se usar protetor com fator 30, no mínimo, e reaplicar durante o dia.
- Usar hidratante: combinar diariamente o hidratante com o protetor solar evita o surgimento precoce dessas marcas; a falta de hidratação as evidenciam.
- Ter bons hábitos: adotar uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e beber dois ou mais litros de água por dia são o básico para a boa saúde da pele.
- Não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas.
- Determinados dermocosméticos estimulam a produção de colágeno, mas seu uso deve ser indicado por um dermatologista.
A alimentação tem influência na prevenção ou diminuição de marcas de expressão?
Sim! Veja quais alimentos podem ajudar você nessa missão:
- Frutas cítricas (kiwi, limão, tangerina, acerola e outros).
- Soja.
- Legumes e frutas com betacaroteno (mamão, cenoura, abóbora, batata-doce e outros).
- Chocolate amargo.
- Iogurtes naturais e kefir.
- Frutas vermelhas ou roxas (como morango, amora, mirtilo, framboesa).
- Carnes magras e ovos.
Já tenho marcas de expressão – como amenizar a aparência delas?
- Vá com calma na hora de fazer caras e bocas: evite franzir a testa, fazer movimentos amplos com a boca, forçar os lábios para baixo para demonstrar insatisfação.
- Evite espremer os olhos. Proteja-os da claridade usando óculos de sol de boa qualidade. Se você espreme os olhos para enxergar melhor, procure um oftalmologista, pois talvez precise de óculos de grau.
- Evite consumir açúcar refinado: ele causa a degradação da produção de colágeno, o que causa envelhecimento precoce. Se puder, corte-o da sua alimentação, pois, em excesso, ele pode causar obesidade e diabetes.
Quais ativos funcionam contra as marcas de expressão?
- Retinol: ele estimula a renovação celular, elimina células mortas e promove a melhora na textura da pele, atenuando rugas e suavizando poros dilatados.
- Vitamina C: tem alto poder antioxidante, que previne sinais do envelhecimento precoce, como as rugas e flacidez. Também estimula a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas de pele.
- Ácido glicólico: é usado para realizar esfoliações leves e remover células mortas. Assim, há redução de rugas finas e prevenção do envelhecimento.
- Peptídeos: estimula a produção de colágeno, melhora a flacidez e a elasticidade da pele e repara rugas.
- Ácido hialurônico: é um ativo hidratante poderoso. Consegue reter água, o que auxilia a manter o volume da pele e a prevenir rugas e flacidez. É um dos ativos mais usados nos dermocosméticos atuais. Também previne a perda do contorno facial.
Quais tratamentos posso fazer para suavizar as marcas de expressão?
- Botox: é um dos métodos mais populares para atenuar as marcas de expressão. A toxina botulínica, que é produzida por uma bactéria, paralisa temporariamente os músculos que formam as rugas. A durabilidade do botox varia entre 4 e 6 meses.
- Microagulhamento: é indicado para quem deseja atenuar a flacidez facial. Neste procedimento, usa-se um rolinho com microagulhas, que desliza pela área do rosto a ser tratada. As microperfurações causam um processo inflamatório que estimula a produção de colágeno.
- Luz intensa pulsada: um aparelho emite feixes de luz, que são transformados em calor e estimulam a produção de colágeno. A luz intensa pulsada também é indicada no tratamento de rosácea e de manchas na área do pescoço e do colo.
- Preenchimento: neste procedimento, é usado ácido hialurônico, que dá volume a regiões específicas do rosto. A reposição do volume ameniza sulcos, rugas e marcas de expressão.
- Peeling líquido: é indicado para marcas de expressão, manchas na face e cicatrizes. Pode ser aplicado no rosto, mãos, colo, pescoço e áreas íntimas. São usados ácidos específicos que causam descamação da pele da região tratada, na qual surge uma pele nova com menos imperfeições.
Gostou deste conteúdo? Lembre-se que qualquer tipo de tratamento deve ser discutido com um médico dermatologista de sua confiança.
Aproveite e visite o perfil de La Dermme no Instagram e Facebook– nós podemos ajudar você a fugir das marcas de expressão ou deixá-las mais suaves